15 dicas para projetar um jardim


Sempre achei que os melhores jardins são aqueles que tornam as pessoas felizes e confortáveis. Claro, grandes jardins parecem bons, mas eles têm que se sentir bem também. Os jardins que mais admiro são relaxantes, fáceis de percorrer e não muito difíceis de manter. Caminhos e estruturas devem ser simples de navegar, enquanto as plantas selecionadas devem fornecer interesse e servir uma função sem serem agressores ou prima donnas. Como arquiteto paisagista, lidei com essas questões de conforto e utilidade todos os dias. Aqui estão 15 dicas práticas que me ajudaram a criar jardins agradáveis ​​para mim e para meus clientes.

1. Dê um amplo espaço

Certifique-se de que seus caminhos são largos o suficiente para uma passagem confortável. Ninguém gosta de espremer através de espaços estreitos, dentro ou fora. As vias principais devem ser largas o suficiente para que pelo menos duas pessoas andem lado a lado, nada menos do que 1,5 metro. Para caminhos secundários onde as pessoas andam em arquivo único, a largura deve ser de pelo menos 3 pés. Tenha em mente que quanto mais altas as plantações ou estruturas que ladeiam a sua passagem, mais amplo o caminho precisa ser. Limites altos fazem qualquer espaço parecer mais restrito.

2. Assista seus passos
Degraus ao ar livre e escadas devem subir suavemente; caso contrário, eles podem parecer assustadores. Passos com um aumento de 6 polegadas ou menos são os mais confortáveis. A execução (ou profundidade) de cada etapa mais o dobro do aumento (ou altura) deve ser igual a 26 polegadas. Assim, as etapas com um aumento de 6 polegadas exigiriam uma execução de 14 polegadas. Se as suas escadarias de jardim incluírem mais de 10 passos, considere as aterragens após cada quarto ou quinto passo para facilitar o progresso. Desembarques devem ser pelo menos tão profundos quanto as escadas são largas. Um pouso generoso é uma necessidade absoluta, sempre que uma escada muda de direção.


Foto / Ilustração: Jennifer Benner
3. Muita sala de cotovelo
Pátios e decks são espaços perfeitos para entretenimento ao ar livre. Planeje espaço suficiente para acomodar refeições e convívio. Considere quantos convidados você provavelmente hospedará regularmente e planeje pelo menos 4 pés quadrados de espaço por pessoa. Jantar ao ar livre significa mobília ao ar livre, então tente deixar um perímetro de 3 pés de largura de espaço aberto em torno de qualquer agrupamento de móveis para permitir uma circulação confortável.


Foto / Ilustração: Todd Meier


4. Firme em seus pés
Certifique-se de que qualquer pavimentação forneça uma base segura. Evite superfícies lisas ou pavimentos frouxos que oscilam. Materiais de pavimentação como granito polido ou ladrilho externo liso podem não oferecer tração suficiente em climas chuvosos e invernais. Calçadas de cascalho são boas - basta usar o cascalho sem proteção. O cascalho não revestido contém agregados de tamanhos variados, que compactam firmemente e fornecem uma base sólida, enquanto o cascalho peneirado é feito de agregados de tamanho semelhante, que não se compactam bem e permanecem soltos sob os pés. Seja qual for o seu material de pavimentação, certifique-se de que suas superfícies pavimentadas estejam levemente inclinadas (1 a 2 por cento) para evitar que a água se acumule nelas.

5. Heads up


Deixe bastante espaço livre sob arcos, mandris e pérgulas. Eu considero 7 pés para ser o mínimo, e eu costumo adicionar pelo menos mais 18 polegadas, se eu sei que haverá plantas crescendo sobre a estrutura. Isso pode parecer alto, mas as estruturas externas tendem a parecer menores do que se estivessem dentro de casa. Além disso, é melhor prevenir do que remediar e evitar bater na cabeça com uma rosa ou glicínia de escalada. Os postes para arcos e pérgulas devem ser colocados pelo menos alguns centímetros fora dos caminhos que passam por eles para permitir espaço adequado para os cotovelos.


Foto / Ilustração: Colleen Fitzpatrick
6. Planejar o crescimento
Dê a sua sala de plantas para crescer. Se você deve ter uma paisagem densa e completa imediatamente, plante com a intenção de realocar ou remover algumas plantas à medida que amadurecem. Você também pode plantar plantas de enchimento de curta duração e crescimento rápido para aumentar temporariamente suas plantações. Alguns dos meus enchimentos favoritos incluem delfínios ( Delphinium spp. E cvs., USDA Hardiness Zones 3–7), verbena alta ( Verbena bonariensis , Z 7–11), arbusto borboleta ( Buddleia 'Lochinch', Z 6–9) e malva-das-árvores douradas ( Lavatera thuringiaca 'Aurea', Z 7–9). Apenas acompanhe quais são auto-produtores prolíficos, como a verbena alta, para evitar que os enchimentos assumam o controle.

7. Mantenha sua distância

Coloque quaisquer plantas com mais de 30 a 36 polegadas de altura, a pelo menos 2 a 3 pés de distância das bordas da passagem e do pátio; Caso contrário, esses espaços podem parecer excessivamente apertados e lotados. Enquanto você está nisso, tente manter plantas espinhosas como rosas ( Rosa spp. E cvs., Z 2–11) ou plantas pungentes como os imperiais da coroa ( Fritillaria imperialis e cvs., Z 5–9) longe do tráfego intenso. áreas. Se você quiser plantar uma rosa em um arco ou pérgola sobre uma passarela, considere rosas de jardim velhas e sem cheiro, como "Reine des Violettes" (Z 5–9), "Mme. Legras de St. Germain '(Z 3–9), ou' Zéphirine Drouhin '(Z 5–9).

8. O relvado tem o seu lugar
Um gramado pode ser dispendioso e trabalhoso para manter, mas nenhuma outra superfície é tão produtiva, tão confortável para relaxar, ou tão resiliente e complacente para brincar. Nem qualquer plantio pode ter o tipo de tráfego que os gramados suportam regularmente. De fato, o gramado é um recurso especial do jardim, portanto, use-o com sabedoria. Não desperdice o esforço de manter um gramado onde pavimentos de baixa manutenção ou plantas podem servir tão bem, mas não economize na grama para áreas onde você vai gostar. Uma varredura de grama verde também pode ser o contrapeso perfeito para camas e bordas abundantes.


Foto / Ilustração: Virginia Small
9. Olhe além da flor
Enquanto as flores são um atributo altamente atraente, muitas plantas oferecem mais do que apenas flores. Olhe além das flores e use a folhagem, a fruta e a casca para obter cores, formas e texturas de um ano de duração. A primavera e o verão podem ser horas de show para flores, mas o outono pertence às folhas de folhas de hortênsias de carvalho ( Hortênsia quercifolia e cvs. Z 5–9) e os ramos frutíferos de frutos silvestres ( Ilex verticillata e cvs., Z 5–8). Da mesma forma, o inverno levanta a cortina sobre os galhos dos cornisos vermelhos ( Cornus stolonifera e cvs. Z 3–8) e a gloriosa casca do bordo de papel ( Acer griseum , Z 4-8). Ao escolher plantas com vários ativos ornamentais, você estenderá o apelo sazonal do seu jardim.


Winterberry (esquerda) e hortênsia de carvalho (direita). Foto / Ilustração: Jennifer Benner.
10. Crie uma zona de conforto

A beleza pode ser profunda, mas as plantas podem fazer mais no jardim do que sentar e ficar bonitas. As plantas certas, usadas da maneira certa, podem realmente adicionar conforto e utilidade ao seu jardim. Coníferas e sempre-vivas de folhas largas podem proteger o seu jardim dos ventos fortes. Perenes de grande porte ou gramíneas ornamentais podem criar uma tela de privacidade “instantânea”. Uma árvore bem colocada ou um arbusto alto podem proporcionar um oásis de sombra no calor da tarde de verão. Não acha que tem espaço suficiente para uma árvore? Pense de novo. Com tantas árvores ornamentais compactas disponíveis, provavelmente há uma para se adaptar a qualquer propriedade.


11. Fique de olho no futuro
Se você estiver instalando ou desenterrando seu jardim (ou precisar apenas de algo para adicionar à sua lista de tarefas), considere instalar eletrodutos e tubulações de irrigação de 18 polegadas abaixo das vias e perto das bordas do leito - mesmo que você não tenha planos atuais. para iluminação ou irrigação. Em alguns anos, você pode estar feliz por ter feito isso. Fiação e encanamento são fáceis de instalar mais tarde se a tubulação já estiver lá, e você não terá que interromper plantações estabelecidas ou rasgar sua pavimentação.

12. Olhe para os dois lados antes de cruzar
É difícil deixar sua garagem com segurança se as plantas ou estruturas estiverem bloqueando sua visão. Examine a visibilidade do seu carro em todas as direções antes de instalar arbustos, paredes ou cercas. Enquanto estiver fazendo isso, certifique-se de que suas plantações e estruturas também não bloqueiem a vista das calçadas dos vizinhos.


Foto / Ilustração: Todd Meier
13. Seja vizinho

Verifique com seus vizinhos antes de fazer qualquer alteração importante em sua paisagem. Por que provocar anos de rancor, quando localizar uma árvore a apenas 1,5 m à esquerda do local proposto pode salvar a melhor visão de seus vizinhos? Seus vizinhos podem não necessariamente compartilhar seu gosto pelo design, mas tenha em mente que sua paisagem terá mais impacto sobre eles do que sua decoração interior. Afinal, você não é o único que vê seu quintal e jardim todos os dias.

14. Elétrica, água e gás - oh, meu
Poucas coisas na jardinagem são tão incômodas ou inconvenientes quanto dirigir uma palheta ou um trincheiro em um cano ou cabo enterrado. Localize todos os canos e utilidades subterrâneas se você pretende mudar de classe ou cavar trincheiras com mais de 18 polegadas de profundidade em seu jardim. A maioria dos municípios ou concessionárias locais oferecem serviços para encontrar e marcar linhas subterrâneas, geralmente por não mais do que uma taxa nominal.


Foto / Ilustração: Melissa Lucas
15. Conheça o código

Não descarte códigos de construção de estruturas externas como inconveniências arbitrárias. Eles são projetados para sua segurança e para a segurança de seus convidados. As alturas máximas permitidas para paredes e cercas, as exigências de recuo das linhas de propriedade e as alturas dos trilhos para decks, escadas e terraços são reguladas em muitos códigos de construção. Especificações para instalações elétricas, conduíte e fiação também podem estar sujeitas a regulamentação. A Taunton Press oferece uma útil série de referência de código chamada Code Check , mas é uma boa ideia perguntar ao seu conselho de zoneamento e ao responsável pela construção de informações locais sobre códigos de construção. Os códigos de construção podem diferir de estado para estado e de cidade para cidade; é melhor ficar seguro do que arrepender-se.

Postagens mais visitadas deste blog

Suspensão da CNH - como recorrer, o que é, como reverter

13 coisas que tornam uma casa uma casa

10 segredos mais bem guardados para comprar uma casa